©2017 Rede ABRA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Rede ABRA & Rios de Encontro convidam para celebrar

Pororoca Mundial Solidária

REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS

AME O TUCUNDUBA

Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua

II Festival de Cultura Indígena dos Povos Asurini e Araweté

1/5
Please reload

Com Rios de Criatividade, queremos gerar uma corrente de marés vindas de diferentes projetos, enviados de diferentes direções pelas águas virtuais. A onda desta maré pode crescer, avançando pelo rio, dando a ele outros impossíveis movimentos e caminhos, sem contudo alterar seus percursos e qualidades. Um encontro que pode gerar afetos e efeitos.

Esperamos que você junte-se conosco e com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará neste projeto vital. Somos financiados pelos Ministérios da Cultura e da Educação.

 

Convidamos você a conectar seu rio, mar, oceano e floresta mais próxima e somar nesta Pororoca Cultural Solidária com os rios da Amazônia.

Bicicletada Pela Vida - Contribution from Marabá, Brazil

Estamos tentando tornar o impossível possível: transformar um mega-projeto imposto de desenvolvimento industrial que apela às grandes necessidades imediatas de tantas famílias, em uma rede de projetos de envolvimento comunitário, que inclua as necessidades das gerações do futuro.

 

Num presente de desespero, diante um futuro sem horizonte, temos um grande desafio! Precisamos de uma metodologia que busca e abraça o desconhecido, através do encontro de diversos saberes. Em vez de debates sobre bem viver, queremos realizar um fórum que cria e vivencia bem viver, ações éticas comunitárias, sustentáveis e necessárias.


Na pior crise civilizatória e ecológica na história documentada, o fórum vai criar intervenções com impactos artísticos, educacionais, sociais e ambientais para preservar um cantinho da maior bio-tecnologia na planeta, a Amazônia. Seguindo os cientistas, já estamos muito atrasados.

Para participar:

Cada Pororoca tem três momentos integrados - ação cultural, postagem na rede e articulação, comentários e geração de temas. Se seu projeto quer se integrar nesta Rede, afirmando nossos princípios e ações de construção de novas alternativas de convivência e produção, os passos são:

1. Preencher o formulário apresentando seu projeto;

2. Criar uma ação local que afirme as necessidades locais com este movimento Rios de Encontro;

3. Postar um clip sobre esta ação com a hashtag #RiosDeCriatividade e seguir a onda de postagem, alimentando nossa plataforma com comentários, perguntas e propostas que serão levadas para o Forum Bem Viver em Marabá.

Durante a Pororoca Mundial Solidária compartilharemos os clips produzidos.  Em seguida, seguiremos uma interação em rede e na rede; com compartilhamentos e comentários, gerando debate, temas, desafios e propostas como base para os quatro dias do Fórum Bem Viver presencial, que acontecerá dentro do encontro Rios de Criatividade entre 31 de agosto a 04 de setembro de  2017, em Marabá, norte do Brasil.

Dúvidas? Escreve pra gente redeabra@hotmail.com

A Pororoca é um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes de maré do oceano Atlântico com as correntes fluviais do Rio Amazonas durante as luas novas e cheias. . 

 

O fenômeno acontece quando as águas da maré crescente tentam invadir o estuário, no momento em que a massa fluvial se opõe com grande resistência.

 

Como a água doce é mais leve, estende-se inicialmente em grande distância pelo mar e atrasa a onda de maré. Em determinado momento, o mar vence, rompendo o equilíbrio, e a onda de maré cresce gigantesca, avançando pelo rio.

Para incentivar outras redes, instituições e projetos participarem à distância, estamos recebendo materiais de ações locais de outras regiões e continentes, registradas em solidariedade com a Amazônia. Este material irá alimentar nossa 'Pororoca cultural mundial', fortalecendo uma rede de projetos e impulsionando a mudança urgente que desejamos!

 

Nosso Fórum produzirá muito material que em breve estará também disponível em nosso site compartilhando com todos e todas nossas ações, nossos planos e possibilidades de colaboração.