©2017 Rede ABRA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Rede ABRA & Rios de Encontro convidam para celebrar

Chamada-convite desde a Amazônia brasileira!

Vamos reimaginar?

Saudações do projeto Rios de Encontro, na comunidade afroindígena, Cabelo Seco, em Marabá, Pará, entre os Rios Itacaiúnas e Tocantins. Pertencemos à Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA). Juntos, estamos realizando Rios de Criatividadeação cultural pela vida, que abraça Futuro Já (troca de projetos); Pororoca Mundial (ação solidária com Amazônia e os rios e florestas do mundo) e Fórum Bem Viver (entre 31 agosto e 4 setembro 2017). Convidamos você a reimaginar o futuro e colaborar, em casa ou aqui na Amazônia!

Três Objetivos 

 

Colaborações para reimaginar o futuro

Queremos popularizar projetos maduros já existentes no mundo. E queremos iniciar 12 parcerias internacionais exemplares aqui na região, ao redor de Marabá, em 2017-18. Assim vamos demonstrar desenvolvimento ECOnômico sustentável e inspirar Marabá a se re-imaginar como uma cidade inteligente, inteiramente sustentada pela energia solar até 2022. 

Se Marabá, apoiada pelo mundo, escolher bem viver (em vez das tragédias sócio-ambientais de energia hídrica) e proteger o vital poder renovador global da Amazônia, pode tornar-se símbolo de vontade popular mundial.

Como fazer?

Já organizamos uma plataforma para popularizar projetos exemplares no mundo. Agora, para transformar um futuro pessimista em um horizonte aberto de esperança, crianças questionadoras-ativas tem que estar no centro do palco. 

Blog na rede

Please reload

Pororoca

 

Estamos gerando uma pororoca local-mundial de solidariedade com a Amazônia. Ações culturais solidárias com o Rio Tocantins e todas as águas e florestas do planeta, co-gestionadas por jovens para crianças, já estão sendo postadas em fotos, clips (30-60 segundos), poemas, imagens, músicas, cantos etc. no Facebook (pororoca mundial solidária), e articuladas em nossa plataforma, gerando ondas de esperança e propostas para o Fórum de Bem Viver e o futuro.

 

Esta pororoca solidária lançará uma mostra artística e fórum em Marabá, 31 agosto-04 setembro, num barco no Rio Tocantins, para construir colaborações entre parceiros internacionais e parceiros locais que já estão criando projetos (de educação, saúde, economia, lazer ou segurança), abastecidos por energia solar ou outras energias limpas.

Fórum Bem Viver

O primeiro Fórum Bem Viver, comunitário-internacional, encerrou no Dia da Amazônia, com intervenções das Américas na Câmara dos Vereadores em Marabá e oficinas de dança e percussão ministradas pela Policia Militar da Bahia e por arte educadores da Colômbia e do Equador, em Cabelo Seco. 

 

O mês de rodas e oficinas pré fórum garantiu que as ideias e energias transformadoras dos 50 convidados do fórum alcançassem diretamente mais de 5.000 pessoas de cinco gerações, em Marabá, São João do Araguaia, Tauari (Itupiranga) e Belém, e centenas de milhares de pessoas através das mídias.

Rede de Recursos

 

Assim, você (aqui ou à distância) e comunidades nesta região podem participar numa ação simbólica (pororoca), num projeto colaborativo (fórum) ou numa troca de recursos (rede), para que o Sudeste do Pará possa re-imaginar-se e contribuir à evolução de cidades de bem viver, livres de megaprojetos de exploração devastadora na Pan-Amazônia. 

Pororoca Solidária

Contribuições de todo o mundo podem chegar com hashtag #RiosDeCriatividade

Cada Pororoca tem três momentos integrados - ação culturalpostagem na rede e articulação/interação. Para seu projeto participar desta ação em Rede, inscreva-se no formulário clicando aqui.

Somos bem viver pela defesa do Rio Tocantins!

REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS

AME O TUCUNDUBA

1/11
Please reload